Despoluição dos rios: melhoria da qualidade de vida
Rios poluídos, de águas sujas, sem cor e sem cheiro natural,
Quantas toneladas de esgotos domésticos e industrias são lançadas em seus leitos?
Quantas milhares de garrafas Pets e outros tipos de plásticos que demoram centenas de
Anos para se decomporem estão atrapalhando o trânsito de suas águas e fazendo com que sejam alagados bairros, lavouras, rodovias, etc?
Muitos doentes estão internados em leitos hospitalares, ou até mesmo nos corredores dos hospitais e dos prontos socorros, por terem contraídos doenças como hepatites, hanseníases, leptospirose e outras doenças graves causadas em função da sujeira e dos micróbios que tem acumulados em suas águas e do mal trato que tens recebidos ao longo dos anos.
Muitas variedades de peixes, animais e plantas que viviam da diversidade ecológica de seus leitos quando despoluídos, desapareceram com o desrespeito ambiental do homem.
Apesar de tanta violência sofrida pelos rios, leis ambientais foram criadas e aprovadas pelo homem com o intuito de gerar nas pessoas uma melhor conscientização ambiental, e assim, revigorar os rios poluídos, plantar árvores para recuperar as matas ciliares e das nascentes, repovoar com peixes, ter águas limpas, bem como outras formas de vida.
E por outro lado, diminuir o custo social que a poluição nos rios tem ocasionado a população, por exemplo: internações em leitos hospitalares, custo com medicamentos, dias de trabalho perdidos, diminuição da quantidade de peixes utilizados como fontes de alimentação, dificuldade da utilização dos leitos dos rios como meios de transportes, etc.
Infelizmente sabemos da dificuldade prática da aplicação de algumas leis aqui no Brasil, sobretudo, quando se envolve cifras vultosas de recursos financeiros para a sua concretização efetiva, como é o caso das que estão relacionadas aos projetos ambientais.
Dentre estas dificuldades, temos por exemplo: licitações públicas que são interrompidas, casos de corrupção política, empresas que não respeitam o meio ambiente e lançam resíduos tóxicos sem o devido tratamento.
Mas o homem é um ser conscientizador e, como tal, agrega valor as suas atitudes. A colaboração dos empresários através de programas de Responsabilidade Sócio Ambiental desenvolvido junto às comunidades, o debate político de forma orientada e inteligente nas Escolas e Universidades, tem a capacidade de gerar a reflexão nas pessoas sobre a questão ambiental, fazendo com que sejamos mais proativos e mais efetivos na cobrança prática da aplicação das leis.
Também uma participação mais ativa da população através do envio de e-mails para as autoridades governamentais, do contato com a imprensa e o ministério público, denunciando os casos de crimes ambientais são de grande importância para a conscientização das pessoas com relação a preservação ambiental.
Enfim, creio que estes são caminhos que podem contribuir para uma melhor qualidade de vida para os nossos rios.
Atenciosamente